terça-feira, 30 de março de 2010

Escravos da tecnologia


Com a globalização o homem interage e começa a consumir todos os tipos de tecnologia, então verificamos o fenômeno que temos hoje: internet, celular, conexões sem fio, televisão digital e etc.

Quantos de nós não nos sentimos dominados por essas técnicas? Sentimos um vazio ao sair do Orkut ou MSN. Não conseguimos sair de casa sem celular. Temos que checar nossa caixa de email a toda hora. Vivemos relações e vidas virtuais.

O surgimento da machadinha de pedra foi uma inovação numa época rudimentar. Não estou dizendo para abandonarmos o produto de anos de trabalho e conhecimento e voltarmos à época da pedra.

Não. Não é isso.

Proponho repensar nossos atos. A tecnologia é uma extensão da capacidade humana, mas não devemos nos sentir impotentes sem ela. A machadinha de pedra foi útil para o homem primitivo, auxiliou e tornou mais ágil seu trabalho, além de ser uma arma de defesa. Era um instrumento que tinha utilidade e não apenas uma novidade a ser exibida.

É realmente necessário trocar de celular todo mês? Ter uma lancha em um estaleiro particular quando não temos tempo de ir a nossa própria casa? Somos movidos pelo desejo de possuir, acreditamos que à medida que temos todos os tipos de aparelhos eletrônicos e elétricos possíveis nossos problemas terão acabado.

Pura ilusão...

Fomos dominados pela técnica antes de aprender a usá-la de modo consciente, como era esperado que seres dotados de raciocínio fizessem.

Volte a pensar e deixe de procurar por respostas prontas no Dr. Google.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Buenaѕ
    Reconozco que antes no me mοlaba
    demaѕіado esteblog, ѕin еmbaгgo cоn los ultimos poѕts estoy siguiеnԁοlo regularmеnte у esta
    mejoranԁо.
    Βіеn hechо!
    Here is my site ... Jaime

    ResponderExcluir