quarta-feira, 14 de abril de 2010

O perigo da história única


Quando crescemos ou vivemos rodeados pelas mesmas idéias e conceitos, sem nunca nos abrirmos a outras perspectivas e visões, tomamos aquela carga de informações recebidas como verdade absoluta, como a única história.

Isso não significa necessariamente alienação, pois para a alienação o individuo não quer olhar as coisas de outro modo, mesmo quando lhe é dada essa alternativa. Aquele que não tem acesso a outras informações não deve ser chamado alienado, mas vítima de um sistema eu não é capaz de formar pessoas com consciência critica. Para cada lado que olhe sempre terá a mesma versão da história, tornando – se um ser passivo diante da realidade.

O perigo da história única se dá principalmente com os que têm acesso a outros pensamentos, mas se limitam àquela idéia como verdade. Não buscam querer debater, pesquisar e entender por que o outro pensa diferente a respeito do mesmo tema.
Assistam o vídeo da Chimamanda Adichie no qual ela fala sobre perigo da história única em nossas vidas.

Para que nós como indivíduos tenhamos a capacidade de tentar ver como o outro vê, não precisamos acreditar em tudo que ele acredita, mas entender os dois lados para poder formar nossa opinião critica e deixarmos de acreditar apenas na história única.

Se interessaram??
Vale a pena ver.

http://www.ted.com/talks/lang/por_pt/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário