terça-feira, 6 de abril de 2010

Web jornalismo: analisando um site e suas características



O web jornalismo é uma tendência atual da globalização isso é verificado em muitos sites jornalisticos, aqui analisarei a o site da Folha de São Paulo partir das características do jornalismo na web.

Interatividade
O leitor torna- se parte do jornalismo, ele tem espaço para expor suas opiniões. Verificamos bem essa caracteristica, pois em cada reportagem ou artigo escrito há sempre um espaço destinado aos comentários dos leitores, o que gera muitos debates principalmente entre os próprios leitores. Há também enquetes com temas atuais, que muitas vezes são usadas como pesquisa.

Customização do conteúdo/Personalização
A seleção do conteúdo é muito importante, pois quando o leitor busca determinado assunto muitas vezes é sufocado por uma avalanche de produtos todos sem nexo algum. O que não ocorre no site uma vez que temos disponível uma barra com diversos temas e através dela podemos nos guiar de maneira mais pratica e rápida.

Hipertextualidade
Uma de suas características essenciais da web jornalismo. Verificamos isso quando embaixo do artigo verificamos indicações e links do tipo “Leia mais” ou “Leia outras noticias sobre...”.Isso é muito importante pois que lê fica com vontade de saber mais, com isso já tem um direcionamento para os fatos acerca daquele tema, e a noticia não fica restrita àquela pauta com determinada opnião.

Multimidialidade/ Convergencia
Importantissimo!É necessário o uso de vídeos, imagens, sons e outras mídias não somente porque chamam a atenção, mas principalmente porque não tornam a leitura cansativa e sim dinâmica para os leitores. Não dizem que uma imagem vale mais que mil palavras? Pois então devemos abusar de todas as nossas armas.

Memoria
Vemos essa característica quando embaixo da pauta temos o link “O que já foi publicado sobre ...”. Isso é importante para termos acesso a todo o histórico daquele fato ou de fatos a ele relacionados para podermos entender o contexto em que esta inserido .

Ps: o pecado é o excesso de publicidade que desviam nossa atenção, e muitas vezes nos fazem mudar para outro portal de noticias que seja mais claro e menos apalativo.

Nunca havia percebido isso antes??
Então visite o site:
WWW.folha.uol.com.br
e veja você mesmo.

Um comentário:

  1. Debb! dá uma olhada aí no meu post,vê se eu preciso mandar o exemplo para vc.
    Bujhs
    Ah! o título é Hipertextualidade.

    ResponderExcluir