quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Educação, tendência que nunca sai de moda


Minha mãe ganhou de natal o livro “Alô, Chics!”, da Gloria Kalil (não pensem que é porque ela precisa de dicas de moda, nada disso), porque ela assim como eu adora ler e um livro é sempre um bom presente.

Demorei pra pegá-lo pra ler, estava trabalhando muito; até que no feriado de carnaval, cansada de ver tantos desfiles de escolas de samba resolvi ler o tal livro.

Na minha cabeça sempre que o assunto é Gloria Kalil vem uma frase da Jana Rosa no It MTV, no qual ela tentava falar a todo custo com a Gloria em um Fashion Week; ela repetia, “Glória! Glória! Eu preciso saber uma tendência, qualquer tendência”. Imaginei que esse livro tinha essa tal tendência e outras mais que fizessem milagres.

O livro da Gloria fala na verdade sobre uma tendência que nunca sai de moda: a educação. Logo no seu inicio se vê destacada a frase, “ninguém é chic se não for civilizado”, a mais pura verdade.

Vivemos uma vida tão agitada, corrida e estressante. Esquecemos do “bom dia”,  “obrigado” e “por favor”, esquecemos também que não devemos atender o telefone no cinema, não tomar porre na festa do trabalho e que devemos respeitar a todos se quisermos ser respeitados.

São “verdadeiros puxões de orelha” em algumas pessoas. Os códigos de etiqueta e de comportamento não estão aqui para oprimir as pessoas ou obrigá-las a deixar de ser como são. Dá pra ser autentico, original ou com personalidade sem deixar de ser educado.

Queria parabenizar a Gloria por seu livro e recomendar às pessoas que o leiam. Hoje alguns dos livros mais vendidos são os de autoajuda, para pessoas sem autoestima e depressivas, que são tristes talvez porque não levem a serio e nem retribuam o “bom dia” dado pelo porteiro do prédio ou porque batem boca com desconhecidos no transito, em vez de aproveitar a companhia dos que também estão no carro.

Pense bem, como dizia o sábio profeta, “Gentileza gera gentileza”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário