quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Fotografia paraense faz homenagem à Semana de 22


Curador e artistas

Segunda, 13 de fevereiro de 2012, mais de 100 pessoas assinaram o livro de visita da mostra “100menos10”, que traz o Movimento de 1922 reinventado pela fotografia paraense.

A exposição que tem concepção e curadoria de Guy Veloso tornou a Galeria Theodoro Braga no CENTUR palco de debates sobre a Semana de Arte Moderna, evento que a abalou as bases da arte no país.

"O Farol' de Anita Malfatti e "O Farol de Anita" de Luiza Cavalcante
Projeção digital, grafite e fotografia deram as mãos nesse projeto que propõe pensar o futuro da arte no país. Para o arte-educador Valério Silveira, essa “nova leitura de obras de arte individualmente” é uma iniciativa muito válida, como no caso da pintura “O Farol” de Anita Malfatti, interpretada por Luiza Cavalcante, “a Luiza se inspirou na obra da Anita, só que ao invés de usar o pincel de tinta, usou o pincel de luz, ela transpôs as cores da pintura para o fundo da foto em um vitral, eu achei bem interessante.”

Mas chegar ao resultado final exige um processo de produção mental da fotografia e de sensibilização com a obra escolhida. Emidio Contente teve Villa-Lobos como referência e realizou uma pesquisa sobre o músico, “pesquisei mais sobre a vida e obra dele, assim como voltei a escutar algumas composições e conheci outras que ainda não havia ouvido. A partir daí comecei a pensar em imagens para representar aquelas cenas que se criavam nas composições de Heitor Villa-Lobos. A imagem nasceu antes na minha cabeça, para depois ser executada.”

A mostra100menos10” fica em exposição até o dia 16 de março a Galeria Theodoro Braga do CENTUR, em Belém-PA, e terá em sua programação as palestras:
- “Semana de 22: Tradição e Modernidade”, por Ernani Chaves. Dia 16/02, das 18h30 às 21h.
- “Diálogo com a ausência: a fotografia e a Semana de Arte Moderna”, por Michel Pinho. Dia 16/03, das 18h30 às 21h.

E contará ainda com as “Sessões Corujas”, que acontecem nos dias 02 e 09/03, quando a visitação se estenderá até as 21h.

Texto/Assessoria de Imprensa: Deborah Cabral - debbrabelo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário