terça-feira, 13 de março de 2012

Índia Sagrada em documentário e bate-papo na galeria Theodoro Braga

“Cinzas Sagradas na Era de Kali” em palestra do francobrasileiro Olivier Boëls e da antropóloga Lena Tosta no dia 13 de março
Foto: Etnofoco
A exposição de fotografias “100menos10” traz em sua programação paralela a exibição do curta-metragem do pesquisador e fotógrafo Olivier Boëls,  “Cinzas Sagradas na Era de Kali”, um híbrido entre a fotografia, antropologia e vídeo, resultado de uma pesquisa de 10 anos com sua esposa Lena Tosta na Índia. O evento acontece no dia 13 de março, as 18h30, na Galeria Theodoro Braga no CENTUR (Gentil, 650), com entrada franca.

Os pesquisadores fundadores do coletivo brasiliense “Etnofoco” viveram com os ascetas hindus conhecidos como os sadhus nagas e aghoris, e trazem uma reflexão sobre da hibridização de linguagens e das especificidades das imagens fixas e animadas. 
Foto: Etnofoco 
O preto e branco nas fotografias vem colocando em evidência as cinzas sagradas que os “homens-santos” passam no corpo, elemento central de seu repertório simbólico, e o que eles, nas palavras de Lena Tosta desejam tornar-se, “o que não é tangível nem intangível, nem preto nem branco.” As imagens deste filme, trazem consigo uma narrativa de dos ascetas, sua intencionalidade e a eficácia de sua presença.

Exibição do Documentário “Cinzas Sagradas na Era de Kali” e bate-papo com o autor Olivier Boëls e a antropóloga Lena Tosta
Data: 13 de março de 2012
Horário: 18h30.
Local: Galeria Theodoro Braga, no CENTUR (subsolo)
Endereço: AvGentil Bittencourt, 650, subsolo – Nazaré
Twitter: @100menos10


Nenhum comentário:

Postar um comentário